sexta-feira, 18 de abril de 2008

Você no Mundo das Bactérias

Os vários tipos de bactérias podem ser prejudiciais ou úteis para o meio ambiente e para os seres vivos. O papel das bactérias na saúde, como agentes infecciosos, é bem conhecido: o tétano, a febre tifóide, a pneumonia, a sífilis, a cólera e tuberculose são apenas alguns exemplos. Nas plantas, as bactérias podem também causar doenças.
No entanto, muitas bactérias são simbiontes do organismo humano e de outros animais como, por exemplo, as que vivem no intestino ajudando na digestão e evitando a proliferação de micróbios patogênicos. No solo existem muitos microorganismos que trabalham na transformação dos compostos de nitrogênio em formas que possam ser utilizadas pelas plantas e muitos são bactérias que vivem na rizosfera (a zona que inclui a superfície da raiz e o solo que a ela adere).
Existem ainda várias espécies de bactérias usadas na preparação de comidas ou bebidas fermentadas, incluindo queijos, pickles, molho de soja, sauerkraut (ou chucrute), vinagre, vinho e iogurte. Com técnicas da biotecnologia foram já “criadas” bactérias capazes de produzir drogas terapêuticas, como a insulina e para a biodegradação de lixos tóxicos, incluindo derrames de hidrocarbonetos. As bactérias decompositoras atuam na decomposição do lixo, sendo essenciais para tal tarefa.

EXEMPLOS DE BACTÉRIAS


Bacillus cereus é uma bactéria d responsável por doenças de origem alimentar. Este bacilo é encontrado no solo e é um contaminante comum de cereais e outros alimentos. Alguns esporos poderão sobreviver à confecção e tomar forma vegetativa que poderão crescer e produzir toxina.

(Vibrio cholerae, bactéria causadora da cólera). Esta espécie produz uma enterotoxina, importante para sua patogenicidade[3]. Há diversas cepas de distribuição mundial, caracteristicamente em países da América Latina e países emergentes. O contágio se dá geralmente ao ingerir água ou mariscos contaminados.

Lactobacilos são bacté
rias do gênero facultativa gram-positiva, que convertem lactose e outros açúcares simples em ácido láctico. Lactobacilos são geralmente benignos -- e até necessários -- ao corpo humano. A produção de ácido láctico faz com que o ambiente fique ácido, o que inibe o crescimento de outras bactérias nocivas. Algumas espécies de lactobacilos são usadas industrialmente na produção de iogurte, chucrute, picles e outros alimentos fermentados.
Alguns iogurtes contêm lactobacilos como suplemento para a dieta. As bactérias lácticas são amplamente utilizadas na fabricação de queijos, iogurtes, leites fermentados, pães e vinhos. "O uso de bactérias como veículos vacinais será um grande avanço, já que elas estão presentes em uma série de alimentos", afirma Miyoshi. Desde a década de 80, indústrias e institutos de pesquisa investigam maneiras de "agregar valor" a esses produtos. Dos bons resultados obtidos por esses estudos, uma parte é conhecida _ e consumida _ pelas pessoas. Um exemplo são os leites fermentados com lactobacilos vivos, que se enquadram na categoria dos alimentos funcionais ou probióticos (leia boxe ao lado).

Tuberculose

A tuberculose, que é uma doença causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, matou mais de 1,5 milhão de pessoas no mundo. No Brasil, 14 mil pessoas morreram devido ao também chamado bacilo de Koch.

A bactéria Salmonella é a maior responsável pelos casos de infecção alimentar. Esse microorganismo está presente principalmente em ovos. A maionese e os ovos representam 42,21% das causas de infecções alimentares. Os ovos também entram na composição de suspiros, mouses e gemadas.

Para evitar a contaminação por essa bactéria é preciso tomar alguns cuidados: comprar ovos refrigerados e guardá-los o mais rápido possível na geladeira; e armazená-los no interior da geladeira e não na porta, pois neste local o alimento está sujeito a grandes variações de temperatura. Streptomyces fradiae, produtora do antibiótico neomicina, utilizado para combater infecções da pele.

DISCUTINDO E SE DIVERTINDO!!!!

Bom, como podemos perceber, as bactérias são seres que convivem em nosso meio, inclusive dentro de nós!!!!


Imagine se em vez de seres humanos o planeta fosse habitado por bactérias!!! Qual destas apresentadas acima você gostaria de ser?

Justifique sua resposta e depois leia o que seus colegas escreveram.

Bom trabalho!!!


38 comentários:

andrielly e julliana disse...

bom,nós achamos esse conteúdo muito importante...
adoramos ciencias e principalmente:células,bactérias,etc...!

Aprendemos um monte com esse conteúdo!!!

bjoss

Lucas e Allam disse...

Nós queremos ser os lactobacilos por que eles ajudam o nosso corpo e não prejudicam a natureza.

cássia e simone disse...

Bom,eu Cássia queria ser uma bactéria que ajudassea na função de dentro do estômago e eu Simone queria ser uma bactéria que ajudasse na função de dentro do corpo.

SUELLEN E JESSICA disse...

EU E A MINHA COLEGA JESSICA GOSTARIAMOS DE SER AS BACTÉRIAS QUE FAZEM BEM PARA A SAUDE,POIS É MUITO BOM FAZER O BEM PARA AS PESSOAS,PARA ELAS TEREM UMA VIDA SAUDÁVEL... QUEM NÃO QUER UMA SAUDE MARAVILHOSA, É ISSO!!!!!!!!!!

Natalia luis disse...

Luis,e eu nao queremos ser nada porque isso e muito nogento.

Luciano e Marco disse...

Eu e meu colega achamos muito importante esse novo conteúdo.Eu queria ser a bactéria febre tifoidi

Giovanna disse...

A bactéria Salmonella é a maior responsável pelos casos de infecção alimentar. Esse microorganismo está presente principalmente em ovos. A maionese e os ovos representam 42,21% das causas de infecções alimentares. Os ovos também entram na composição de suspiros, mouses e gemadas.

Bom escolhi esta bacteria porque è a principal porque acho que ela é importante nós informa que não podemos comer coisas que não sabemos da onde vem, alèm que seria muito legal pegar e viajar pelo organismo seria muito inteligente.

igor;Lucas disse...

Eu queria ser a Salmonella para causar dor de barriga naqueles que me encomodam.

gabriel e juliano disse...

eu e o meu colega escolhemos a Carie porque nós só comeriamos doce.

andrielly e juliana disse...

bom nós queriamos ser lactosbacilos!!!!

porque se ele está presente em alguns iorgutes é porque faz bem para a saúde,e porque ajuda a dieta!


bjoss

Humberto. disse...

Eu queria ser um Lactobacilos pois faria bem às pessoas, eu
estaria regulando seu intestino. turma:161 profe:catiame. nome:Humberto.

andrielllye juliana disse...

nós queriamos ser lacotsbacilos,porque eles ajudam o nosso corpo,etc...

Tielen e Vitor disse...

Eu e meu colega Vitor gostariamos di ser (LactobaCilos) porque faZ partE do intestino,do iougurte,etc...

Niltonei e Leandro disse...

Nós Niltonei e Leandro queriamos ser a carie para causar muuuuuuita dor de dente em quem nao esco vasse eles.

Anônimo disse...

EU QUERIA SER AS BACTèRIAS QUE FASEM BEM PARA A SAUDE,POIS É BOM AJUDAROS OUTROS.

Iago e Manoel disse...

Eu queria ser o salmonella eu adimiro muito essa bacteria

Iago e Manoel disse...

Eu queria ser o salmonella eu adimiro muito essa bacteria

Silviane e Taina disse...

Se o mundo fosse composto por bactérias, gostaríamos de ser a bactéria dos lactobacilos, pois elas ajudam o corpo a funcionar normalmente, além de que elas não prejudicam o meio á nossa volta.

Diesley disse...

Eu (Diesley) gostaria de ser uma Mycobacterium tuberculosis.Para viajar pelo corpo Humano.Você sabia que a tuberculose pode ser encontrada em qualquer orgão do corpo? Mas ela é mais encontrada nos pulmões. Porque lá ela se reproduz e se desenvolve mais rápido,por conta do O².

Stéfani e Luana disse...

Se fossemos bactérias,queriamos ser lactobacilos,pois eles ajudam na fabriacação de alimentos muitos saudáveis,como:iogurtes,queijos,...
E também ajudam na dieta e na prevenção de doenças intestinais.

T:163

Ritiele e Jéssica disse...

Oi eu Ritiele e Jéssica nós queriamos ser a bacteria lactobacilo por que iriamos estar nas mesas dos cosumidores de todos derivados de leite e iriamos ajudar muitas pessoas.


turma:163
data:18/04/2008

Dandara e Alana disse...

BOM DIA!!!
Eu Dandara queria ser uma das bactéria lactobacilas porque elas podem ser úteis como a produção de alimentos como o iorgut e queijos.
Eu Alana gostaria de ser uma das bactérias simbiontes porque elas ajuda o organismo do ser humano,evitando a proliveração de outras bactéias.

OBRIGADA!!!!
pela sua atenção turma:163

mariana disse...

Eu gostaria de ser alguma bactéria que servisse para algo dentro do corpo, o mais engraçado seria se essa bactéria causasse cossegas, talvez a bactéria da tuberculose eu poderia ser,ela pode até não causar risadas mas mesmo assim causa a tosse mas continua fazendo qualquer bactéria feliz.
t;163
serie;6

Dandara e Alana disse...

BOM DIA!!!
Eu Dandara queria ser uma das bactéria lactobacilas porque elas podem ser úteis como a produção de alimentos como o iorgut e queijos.
Eu Alana gostaria de ser uma das bactérias simbiontes porque elas ajudam o organismo do ser humano,evitando a proliveração de outras bactérias

OBRIGADA!!!!!
pela sua atenção turma:163

Camila e Marelize disse...

NÓS ESCOLHEMOS A BACTÉRIA LACTOBACILOS,POIS ELA NÃO PREJUDICA NOSSA SAÚDE POR QUE FAZ PARTE DA MAIORIA DOS ALIMENTOS COMO;IORGUTE,QUEIJO,ETC...

VALQUIRIA. disse...

LACTOBACILOS.
EU QUERIA SER O LACTOBACILOS POR QUE ELES AJUDAM O NOSSO CORPO HUMANO E NÃO DESTROI A NATUREZA QUE HOJE ESTA MUITO BONITA.

Anderson e Róberson disse...

Nós da turma 163,achamoos esse projeto muito importante para estudarmos mais ,com esse conteúdo novo.
Eu, e meu colega Róberson,gostariamos de ser a Bactéria:lactobacilus,por que essa Bactéria fica no iogurte, e faz muito bem para a saúde,também ajuda o nosso organismo a funcionar melhor.

Vanessa disse...

Eu Vanessa gostaria de ser um lactobacilo porque faz bem ao corpo humano e a saúde.

Valcionei e Rodrigo disse...

Nós queriamos ser as bacterias lactobacilos porque poderiamos produzir iogurte e poderiamos ajudar varias pessoas a serem felizes.


nomes:Valcionei e rodrigo

alziro disse...

bom dia!

Eu queria ser a Bacillus cereus essa bactéria provoca infecção no intestino, porque eu queria saber como é por dentro de nosso intestino.

leandro e allam disse...

NÓS ACHAMOS QUE NO CONTEÚDO DE CIENCIAS ESTAMOS APRENDENDO MUITAS COISAS SOBRE BACTÉRIAS,CÉLULAS ETC...
GOSTAMOS DESSE CONTEÚDO PORQUE NELE APRENDEMOS COISAS IMPORTANTES ACADA DIA NA AULA.

kamyla disse...

Eu queria ser uma lactobacila pois iria transformar a lactose em ácido láctico ajundando o organismo humano.

kamyla disse...

Eu queria ser uma lactobacila pois iria transformar a lactose em ácido láctico ajundando o organismo humano.

Anônimo disse...

Bom eu irei fazer uma pergunta
COMO SERIA O MUNDO SEM BACTERIAS?

Anônimo disse...

adorei este conteúdo, é muito fixe, estão todos de parabéns. eu adorava fazer um conteúdo assim, muito giro!... e os bonequinhos são muito engraçados. adorei mesmo. eu adoro ciências, e agora estou a dar esta matéria em ciências, lool!... espero que continuem a fazer conteúdos destes.

claudia disse...

Eu queria ser um Lactobacilos pois faria bem às pessoas, eu
estaria regulando seu intestino.Raul

Anônimo disse...

esse conteudo é bem melhor do que eu estou estudando pelo meu livro.
ele é muito original aprendi muito com esse texto!!

rhayanne disse...

oi meu nome é rhayanne eu ainda não ganhei meu livro mais estou estudando bactérias e células gostei desse texto mais eu queria ser lactobacilos